25 ANOS DA SA FASHION WEEK Especial Linha do Tempo

Fotografia Eunice Driver – Estilista Rubicon Outono/ Inverno 23

Fotografia Eunice Driver – Estilista Rubicon Outono/ Inverno 23

25 ANOS DA SA FASHION WEEK

Especial Linha do Tempo

Redação Le Afrique Brazil

Crédito de todas as Imagens – Fotógrafo Oficial da SA

Outono/ Inverno 23

A moda criada na África do Sul é a definição da identidade fashion africana. Nesta edição especial comemorativa dos 25 anos da SA Fashion Week iremos conhecer cada etapa e processo da semana de moda mais renomada do Continente africano. Esta comemoração traz uma assinatura de poder absoluto dentro da indústria da moda na África do Sul, Lucilla Booyzen que é o ícone da moda internacional africana.

Fotografia Eunice Driver – Estilista Rubicon Outono/ Inverno 23

Retrospectiva Fashion SA FASHION WEEK  

A celebração é legítima de valorização onde a moda é o fator de transformação na África do Sul. É com muito orgulho e gratidão que a equipe nos conta em detalhes cada processo da implantação e o início da SA Fashion Week.

Fotografia Eunice Driver – Estilista Rubicon Outono/ Inverno 23

O que conseguimos?

Em agosto de 1997 – lançamento da inaugural South African Fashion Week apresentando as coleções de treze estilistas durante cinco dias para aclamação geral em uma marquise de 500 lugares na Praça Nelson Mandela em Sandton, o coração comercial dinâmico do país.

Nas duas décadas seguintes e com foco único no “negócio da moda”, expandimos a capacidade da SAFW como aceleradora comercial que agora lança as coleções de mais de sessenta estilistas sazonalmente, palco de vários concursos de estilistas, incluindo o Source Menswear Competition em apoio à crescente demanda por roupas masculinas sob medida e conquistou uma posição incomparável como o único centro de moda do gênero no continente africano.

Em 1998 – lançou o New Talent Search – um concurso de design que ainda é o único Concurso de Design de Moda na África do Sul, dando aos nossos talentosos designers uma oportunidade de construir seus negócios. Um caminho rápido para eles conseguirem a atenção da mídia e do comprador.

Fotografia Eunice Driver – Estilista Rubicon Outono/ Inverno 23

Em 2001 – lançou uma Exposição que levou os estilistas que não puderam mostrar aos consumidores

Em 2004 – conceituou e iniciou o Fashion Fusion Project em colaboração com o Departamento de Artes e Cultura, um programa que permitiu que designers de moda e artesãos rurais colaborassem na criação de roupas de grife altamente desejáveis, infundidas com habilidade artesanal sul-africana.

 O projeto piloto de dez designers e artesãos, respectivamente, apenas da região de Gauteng, logo se transformou em uma rede colaborativa em todas as nove províncias da África do Sul para se tornar um dos projetos mais ambiciosos desse tipo no mundo.

Fotografia Eunice Driver – Estilista Fikile

Em 2006 – iniciou o Student Competition reunindo 32 faculdades na África do Sul. Até 30 alunos foram exibidos nas coleções de outono-inverno a cada ano.

Em 2007 –  mostrava as Coleções de Designer duas vezes por ano – Primavera Verão e Outono Inverno.

Fotografia Eunice Driver – Estilista Kikile

Em 2010 – lançou o SAFW Buyers’ Lounge como um espaço comercial onde os designers podem interagir com o setor de varejo de moda formal, bem como líderes de opinião da indústria associados, a mídia, compradores pessoais e estilistas.

Isso logo resultou em um dos maiores e contínuos avanços comerciais da SAFW – a introdução de coleções de estilistas locais nas principais cadeias de moda nacionais e butiques de luxo na África do Sul.

O SA Fashion Week Trade Show ocupou o lugar do Buyers Lounge em 2016 – esta plataforma de atacado B2B onde 120 estilistas vendem seus produtos para boutiques até agora.

Fotografia Eunice Driver – Estilista Fikile

Em 2011 – lançou a The Fashion Agent, agência de vendas especializada em atender o setor butique do país.

Em 2011 – colaborou com a maior rede de moda do país para ver o lançamento de seu conceito SAFW Edgars Designer Capsule Collections , uma loja dentro de uma loja que deu a mais de 25 estilistas exposição a uma enorme pegada de novos consumidores.

Fotografia Eunice Driver – Estilista Fikile

Em 2012 – lançou um Manual de Moda reunindo a indústria. Este manual apresentou todos os designers da África do Sul, independentemente de terem mostrado suas coleções na SAFW ou não. Ele falou sobre as conquistas da The Creative Designer Fashion Design Industry – uma indústria que ela iniciou em 1997 – abordando questões como sustentabilidade, inovação etc.

Em 2012 –  lançou o Scouting Menswear Competition – o primeiro concurso que destaca a moda masculina na África do Sul.

Fotografia Eunice Driver – Estilista Michael Ludwig Studio

Em 2013 – lançou o único programa educacional de pós-graduação na África do Sul com o objetivo de preencher a lacuna entre as instituições de moda e iniciar um negócio. Ela percebeu o poder que os negócios de designers tinham na África do Sul.

Em 2015 – lançou o programa educacional 21 Steps to Retail com o grupo de moda Edcon para equipar jovens designers recém-formados e anteriormente desfavorecidos com as habilidades práticas para navegar no ambiente formal de varejo de moda.

O projeto inicial contou com dez designers de KwaZulu-Natal treinados nas etapas sequenciais do ciclo completo do produto de varejo, desde a concepção até o chão de fábrica, resultando em quatro dos participantes vendendo coleções em cinco das principais lojas da varejista de moda Edgars.

Fotografia Eunice Driver – Estilista Michael Ludwig Studio

Até o momento, 32 graduados – todos negros – concluíram com sucesso o programa e estavam vendendo as coleções em 10 lojas Edgars em todo o país. Eles serão os designers do futuro.

Em 2016 – fez parceria com outro grande varejista sul-africano, Woolworths, para ser pioneiro na ideia de disponibilidade rápida de moda de passarela para o consumidor, fazendo a estreia da coleção “StyleBySA” de roupas e acessórios de grife de inspiração africana disponíveis on-line direto da passarela – uma estreia para SAFW..

Por meio da parceria com a Woolworths, a SAFW lançou os rótulos de Thebe Magugu, Rich Mnisi, Young e Lazy, bem como Wanda Lephoto , Lukhanyo Mdingi , Sindiso Khumalo e Reggie Xaba ( iFele )

Em 2017 – o primeiro Fashion Talk viu a luz correr paralelamente às Coleções e à Feira. Foi aqui que começou a conversa sobre sustentabilidade na África do Sul.

Fotografia Eunice Driver – Estilista Michael Ludwig Studio

Em 2017 – Colaboração com a Cape Wool SA e em 2019 estendeu-se à SA Wool Cluster Collaboration que marcou o início da ligação dos designers à indústria têxtil na SA.

Em 2018 – publicou o livro 21 anos da SA Fashion Week – contando a história de 21 anos de moda na África do Sul. Colocar a África do Sul no mapa mundial.

Fotografia Eunice Driver – Estilista Michael Ludwig Studio

Em 2019 – lançou um hub online em colaboração com a Edge Evolve, uma empresa de TI com sede em Joanesburgo. Este hub leva os consumidores às lojas online dos designers e são conduzidos pelo mecanismo de mídia social da SA Fashion Week. Iniciamos Webinars que contaram com a presença de representantes de 33 países.

Sabemos que uma seção transversal mais ampla de consumidores deve se apaixonar pelo design local excepcional, tornando-o mais prontamente disponível para o mainstream.

Em 2019 – lançou o conceito SAFW Pop Up Shop Shopping Center em Sandton City, um dos maiores centros de varejo da África do Sul em 2010, bem como vários centros alternativos de alto tráfego, incluindo o Brooklyn Mall de Pretória, The Mall of Africa e Joanesburgo ultra-afluente Centro Comercial Hyde Park.

O desenvolvimento de capacidade e a criação de empregos têm permanecido consistentemente como parte integrante da visão da SAFW para a África do Sul e sua indústria de moda criativa.

Fotografia Eunice Driver – Estilista Michael Ludwig Studio

2019 – Lançou o The Mall of Africa Face of Fashion , para dar aos aspirantes a jovens modelos que, em primeiro lugar, mas vital, têm uma vantagem inicial em um ambiente altamente competitivo com a oportunidade de estrear em um desfile na SAFW. O primeiro vencedor desta competição foi Lethabo Khunou https://www.facebook.com/watch/?v=639080703673822 .Lethabo trabalhou sem parar como modelo e está em um filme com Viola Davis no momento.

Em 2020 – Contra todas as probabilidades, a SAFW organizou as primeiras Coleções Digitais – uma das poucas no mundo e a única nos continentes africanos gerando mais de 360 milhões de rands de publicidade.

Em 2021 – Selecionado para fazer parte do grupo do Global Fashion Council reunindo mais de 37 países no espaço Creative Fashion Designer.

Em 2021 – Iniciou o Programa Fashion Bridges – em colaboração entre a Embaixada da Itália na África do Sul, Polimoda , escola de moda em Florença, e a Semana de Moda de Milão e a SAFW, para iniciar o programa FASHION BRIDGES levando estilistas da SA para a Semana de Moda de Milão e trazendo o italiano Estudantes para a Semana de Moda da África do Sul.

Em 2022 – Iniciou uma colaboração com a SAFLEC (South African Footwear and Leather Cluster) conectando os designers com os fabricantes de calçados locais.

Em 2023 –  Nós da Magazine Le Afrique Style Brazil estamos em contagem regressiva para esta grande comemoração. Aguardem, em breve!

#africafashion #safashionweek2023 #magazineleafriquestylebrazil #semanademodaafrica #modaafricana #rotafashionafrica #fashionmagazineleafriquestylebrazil #tendenciaafrica2023